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Raja-Yoga (Swami Vivekananda)

Raja-Yoga (Swami Vivekananda)

SKU: RYSV01

O tão esperado livro Raja-Yoga de Swami Vivekananda é um verdadeiro clássico da literatura de Yoga e espiritualidade, pois contém várias reflexões e ensinamentos do grande Swami sobre as práticas indicadas no sistema de Yoga de Patañjali.

Trata-se de uma nova edição de 320 páginas, traduzida e revisada pela Editora Vedanta, contendo o texto original em sânscrito dos Yoga Sutras de Patanjali, com transliteração, tradução e comentários de Swami Vivekananda.

 

320 páginas

Acabamento: brochura

 

Tamanho: 14x21x2cm

ISBN: 856429506-3

Papel: pólen 80g

 

Este livro contém várias reflexões de Swami Vivekananda sobre as práticas indicadas no sistema de Yoga de Patañjali, bem como a tradução dos Yoga-Sūtras seguida de comentários. Patañjali não foi, realmente, o fundador ou o criador da raja-yoga, mas compilou as práticas espirituais conhecidas pelos yogis, e estruturou-as em seus Yoga-Sūtras.

 

“A filosofia da Yoga propõe uma disciplina pela qual as impressões da mente podem primeiro ser superadas, e depois sublimadas; como consequência, possibilita uma completa transformação do caráter. A Yoga concorda com Freud ao afirmar que o consciente é controlado pelo inconsciente, mas insiste no fato de que a mente tem um poder inerente por meio do qual, restringindo a si mesma, pode superar o inconsciente e todas as suas tendências, chegando a uma completa renovação. Assim, a pureza original da mente é restaurada – uma pureza que reflete a suprema pureza e o infinito conhecimento do Ser. Por fim, o Ser (Puruṣha) conhece sua verdadeira natureza – sua completa separação da natureza fenomenal (Prakṛiti) – e alcança a liberdade.”

 

* * Swami Prabhavananda, in The Spiritual Heritage of India, cap. 12 - The Yoga System of Patañjali, Vedanta Press, Califórnia

 

EXCERTOS DO LIVRO

 

Do capítulo Dhyana e Samadhi

 

“O yogi ensina que a própria mente possui um estado mais elevado de existência, além da razão, um estado supraconsciente, e quando a mente alcança esse estado mais elevado, então esse conhecimento além da razão chega à pessoa. Um conhecimento metafísico e transcendente revela-se a essa pessoa.”

 

“(...) precisamos transcender nossa razão, mas devemos fazê-lo cientificamente, lentamente, pela prática regular, e devemos rejeitar toda superstição. Devemos estudar o estado supraconsciente do mesmo modo que o fazemos em qualquer outra ciência. Sobre a razão devemos construir nossas bases, devemos seguir a razão até onde ela nos levar, e quando ela falhar, a própria razão nos mostrará o caminho para o plano superior.”

 

“(...) esses três estados – instinto, razão e supraconsciência, ou, os estados inconsciente, consciente e supraconsciente – pertencem a uma e mesma mente. Não há três mentes em um homem, mas um estado mental que evolui para os outros.” “A experiência é o único mestre que temos. Podemos falar e refletir por toda a vida, mas não compreenderemos uma única palavra da verdade até que nós mesmos a tenhamos vivenciado. ”

                     

Do capítulo Introdutório

 

“O homem quer a verdade, quer experienciar a verdade por si mesmo; quando a tiver entendido, realizado, sentido essa verdade no fundo do seu coração, só então, declaram os Vedas, todas as dúvidas se desvanecerão, toda treva será dissipada e tudo que estiver torto será endireitado.” Ó filhos da imortalidade, mesmo vós que habitais as esferas mais elevadas, o caminho foi encontrado: existe uma saída para todas estas trevas, e essa saída é perceber Aquilo que está além de todas as trevas: não há outro caminho. A ciência da raja-yoga propõe-se a apresentar à humanidade um método prático e cientificamente estruturado para se alcançar essa verdade.” “O conhecimento da mente, da natureza interna do homem e do pensamento nunca pode ser obtido sem que antes tenhamos o poder de observar os fatos que estão ocorrendo internamente.

 

(...) A ciência da raja-yoga, em primeiro lugar, propõe-se a nos dar tais meios para a observação dos estados interiores. O instrumento é a própria mente.

 

(...) Existe apenas um método para alcançar esse conhecimento, e ele se chama concentração.”

 

Veja alguns depoimentos: 

Depoimento - Luiz Antonio Monteiro - Rio de Janeiro

Depoimento - Rafael Costa - Belo Horizonte

Sobre o lançamento

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